Kiel, Alemanha

Simone Menne Gallery

6 de outubro de 2022

Sobrepescado, superaquecido e superfertilizado: o Mar Báltico e seus peixes estão à beira. Atualmente, muitas populações de peixes estão à beira do colapso e não podem continuar a ser pescadas.

Peixes como o bacalhau e o arenque, que antes pareciam inesgotáveis, agora entraram em colapso total sob a pressão da pesca, da poluição e da crise climática. Embora as consequências sejam mais visíveis e tangíveis do que nunca no Mar Báltico, parece que estamos presos a velhos padrões: quotas de pesca muito acima dos pareceres científicos e métodos de pesca destrutivos, como o arrasto de fundo, não são sequer proibidos nas áreas marinhas protegidas.  

Mas que tipo de pesca queremos realmente para o futuro? Como enfrentamos a crise em que se encontra o mar Báltico, o peixe e as pescas? E será que podemos encontrar uma oportunidade na crise? Discutiremos essas e outras questões com representantes da política, pesca, ciência e ONGAS no dia 6 de outubro de 2022 em Kiel.  

O painel será constituido por:  

Wolfgang Albrecht, Presidente da Associação de Proteção Pesqueira de Schleswig-Holstein  

Valeska Diemel, especialista em pesca da ONG de proteção marinha BUND 

Prof. Dr. Christian Möllmann, Chefe de departamento  da "Marine Ecosystem Dynamics and Management" na Universidade de Hamburgo 

Swantje Nilsson, Chefe do Departamento "Política da UE, Cooperação Internacional e Pescas" no Ministério Federal da Alimentação e Agricultura (solicitado) 

Evento moderado por Dörthe Eickelberg, moderadora e atriz freelancer.  

 

A escultura criada pelo artista Jared Bartz para esta ação pode ser visitada de 3 a 6 de outubro, bem como na noite do debate na galeria.